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O QUE FAZEMOS - Segurança da Informação

Segurança da informação

A segurança da informação está diretamente relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização.

O que é Segurança da Informação?

Segurança da Informação é tudo aquilo que engloba a proteção de sistemas, dados e informações valiosas para algum indivíduo ou organização. O nível de proteção é estabelecido de acordo com o valor das informações e aos potenciais prejuízos causados por seu uso impróprio.

Pontos Básicos


1.Confidencialidade – Garante que apenas pessoas autorizadas devem acessar a informação
2.Autenticidade – Garante que a informação seja oriunda de determinada fonte anunciada e que não sofra mutações ao longo de um processo.
3.Integridade – Preserva as características originais da informação e dos métodos de processamento
4.Conformidade – Visa garantir que o sistema siga os regulamentos, leis e normas desse tipo de processo
5.Disponibilidade – Atributo que garante que usuários autorizados pelo proprietário da informação possam acessá-la sempre que necessário
6.Irretratabilidade – Impossibilita a negação da autoria de uma transação feita anteriormente

Segurança Física

Segurança Física, Trata-se da proteção contra ameaças naturais, como incêndios, desabamentos, relâmpagos, alagamentos ou qualquer desastre que afete a estrutura física. Além disso, deve-se considerar a proteção contra usuários não autorizados.

Segurança da Lógica

Segurança Lógica, É a proteção contra ataques ou erros não intencionais. É uma proteção a nível de aplicações ou sistema operacional, atenta a riscos ocasionados por vírus, falhas de backups, violação de senhas, identidades, acessos remotos não autorizados entre outros.

Fator Humano

O fator humano envolve todos os colaboradores da empresa. Principalmente os que têm acesso aos recursos de T.I. Neste caso, a avaliação de riscos é mais complexa, assim como o processo de gerência.

Políticas de Segurança da Informações na sua empresa

Para garantir a segurança e o controle, a empresa deve definir diretrizes, normas, ferramentas, procedimentos e responsabilidades aos profissionais que lidarão com essas informações.
É o documento que determina as regras dentro da organização para uso de recursos tecnológicos e descarte de informações.
A Política de Segurança da Informação visa reduzir eventuais riscos causados por possíveis quebras de confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações da empresa.
Prever todas as ameaças nem sempre é possível. Principalmente daquelas que são externas. Por isso, a redução da vulnerabilidade torna-se essencial para não correr riscos.
Para isso, diversas medidas podem ser adotadas para proteger as informações da sua empresa.
A Política de Segurança da Informação é um conjunto de procedimentos que direciona os colaboradores para agir de acordo com as normas pré-estabelecidas.

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